Neuropsicologia

O neuropsicólogo é o profissional no campo da psicologia com experiência especial na ciência das relações cérebro-comportamentais. Esse profissional atua na avaliação, no diagnóstico, no tratamento e/ou na reabilitação de pacientes ao longo da vida com condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento neurológico e psiquiátricas, bem como outros distúrbios cognitivos e transtornos de aprendizagem

Os neuropsicólogos são muito importantes para a área da,  o que torna a profissão bastante visada para alunos graduados em psicologia. Neste artigo, você vai entender como está o mercado de trabalho para essa área, além de detalhar em quais áreas o profissional em neuropsicologia pode atuar.

É crescente a quantidade de pessoas que vêm se conscientizando acerca da necessidade da avaliação de questões neurológicas para entender o impacto gerado no comportamento e desempenho humano.

Neurologistas, psicólogos clínicos e outros profissionais costumam recorrer à neuropsicologia quando necessitam de mais informações em relação ao comportamento cognitivo de um paciente.

Essa importância trouxe visibilidade para a profissão e, por consequência, maior demanda por profissionais qualificados e com entendimento profundo a respeito das questões neurológicas.

Uma das maiores demandas do profissional está em clínicas, consultórios e hospitais, com foco no processo de avaliação e reabilitação.

Ele é o profissional especialista em compreende como o cérebro influencia em nossas funções cognitivas:  

É evidente que ainda há dúvidas sobre quando procurar um neuropsicólogo ou que profissional escolher quando percebe a presença de sintomas negativos ligados ao seu mundo mental e emocional. A função do neuropsicólogo, em essência, é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas, depois desenvolvendo um plano de tratamento para o paciente.

A Dra. Alanny Cerelino, Neuropsicóloga da Pilar Clínica, explica que procurar o psicólogo não é sinal para vergonha. “Ainda hoje encontramos pessoas que veem o atendimento psicológico como algo negativo pela sociedade, no entanto, buscar atendimento com o profissional é importantíssimo, pois, através da consulta, se obterá um diagnóstico da condição psicológica do paciente. Cabe ao paciente junto com o médico realizar os esforços necessários para que além de viver mais, possamos viver bem”. 

Gostaria de agendar uma consulta?